quarta-feira, 6 de janeiro de 2010




A região do ABC paulista, seque em linhas gerais o mesmo padrão de parcelamento do solo urbano das demais cidades da metrópole, onde a fração ideal de um lote é a área correspondente a 125.00m² de terreno e detalhe: a frente não deve ser menor que 5.00m. Desta forma os bairros que estão em processo de mutação constante, tal como a cidade, nos ultimos 30 anos tem desdobrado os antigos lotes amplos, por lotes cada vez menores. Cena comum na cidade: residencias são demolidas para entregar duas unidades novas, no espaço de uma, atendendo a demanda por habitação para diversos públicos.

O tema do sobrado geminado é sempre recorrente a grande maioria de nós arquitetos. Uma caracteristica deste projetos é adotadar a solução do lado esquerdo do projeto , e rebate-la simetricamente no lado direito, como num espelho. Algumas variações de cor, textura e voilá, mais um projeto de uma casa que esconde duas, ou o projeto de duas casas com cara de uma.

Diante desta dialetica, este projeto teve como partido criar um elemento unificador, que fosse comum as duas fachadas. Este elemento não foi rebatido, denunciando a unidade presente na concepção. O elemento escancara uma fachada, que mente sobre seu interior: simetricamente rebatido em relação a casa do lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário